Reforma na Hora
REFORMA NA HORA
O que é o serviço “Reforma na hora”?
Trata-se de um processo de aprovação automática da pensão de velhice, com base nos elementos que constam no sistema de informação da Segurança Social direta, ou seja com base na carreira contributiva e os anos de desconto.
Como funciona?
Todo o processo de pedido da pensão de velhice é feito através da Segurança Social Direta. Para aceder à plataforma digital da Segurança Social é necessário ter a sua senha de acesso e o Número de Identificação da Segurança Social, no entanto autenticação na plataforma da Segurança Social pode ser feita também através da Chave Móvel Digital ou do Cartão de Cidadão com a respetiva carta dos códigos Pin (Pin de atenticação). Antes de fazer o pedido da pensão de velhice na Segurança Social Direta,
deverá incialmente fazer o cálculo para ter uma ideia do valor bruto estimado a receber. Se concordar com o valor que lhe é apresentado, poderá então avançar com o pedido da pensão de velhice, através do preenchimento de um formulário online.
Quanto tempo demora?
Caso reúna todas as condições necessárias para poder usufruir de uma pensão em Portugal, o pedido da pensão de velhice é automaticamente diferido no prazo máximo de 24h, sendo atribuída de seguida uma pensão provisória.
Quais as condições necessárias?
- Possuir idade pessoal de acesso;
- Ter o número de anos de descontos necessários para acesso à pensão;
- Ter carreira contributiva apenas na Segurança Social;
- Estar abrangido pelo regime normal de reforma, não tendo carreiras especiais;
- Ser residente em Portugal;
- Não ter dívidas à Segurança Social, como trabalhador independente;