Algumas nuvens

9°C

Bombarral

Algumas nuvens

Humidade: 82%

Vento: 16.09 km/h

Hora local:
Facebook da União das Freguesias de Bombarral e Vale Côvo

UFBVC

História da Freguesia

Com a publicação da Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro, reorganização administrativa do território das freguesias, a Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, que a presente lei dá cumprimento à obrigação de reorganização administrativa do território das freguesias constante da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio, pelo que reorganização administrativa das freguesias é estabelecida através da criação de freguesias por agregação ou por alteração dos limites territoriais de acordo com os princípios, critérios e parâmetros definidos na Lei n.º 22/2012, de 30 de maio, o que veio a acontecer desde Setembro de 2013 que foram agregadas a Freguesia de Bombarral e a Freguesia de Vale Covo, passando, desde então, a denominar-se, União das Freguesias de Bombarral e Vale Covo.

Concelho do Bombarral;

Pertence à sub-região do Oeste, região Centro,
Município com 91,29 km² de área e 13 193 habitantes (2013), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Óbidos, a nordeste pelas Caldas da Rainha, a sueste pelo Cadaval e a sudoeste pela Lourinhã.

História do Concelho;
Região povoada desde a Pré-História, sabe-se que no século XIII Bombarral era uma granja do Convento de Alcobaça, aparecendo no século XVIII como Terras da Rainha. A sua fundação pertence aos Monges da Ordem de S. Bernardo e no Séc. XVI já era paróquia. É desconhecida a data de criação desta freguesia. Em 1873 o Bombarral fazia parte da comarca de Alenquer e anos mais tarde seria pertença de Caldas da Rainha e Óbidos. Em Novembro de 1836, mercê de uma revisão territorial o Bombarral passou administrativamente para a área do Cadaval. Pertenceu ao concelho do Cadaval até 1852, passando para o de Óbidos, até que em 1914, passou a ser cabeça do concelho, constituído pelas freguesias de Carvalhal, Roliça e Bombarral e Vale Covo. A inauguração da linha férrea do Oeste, em 1 de Agosto de 1887, impulsionou o desenvolvimento agro-industrial da vila. Aquando da implantação da República, e em grande parte como agradecimento pelo forte apoio que a freguesia prestou ao movimento republicano, Bombarral ganhou independência em relação a Óbidos. Devido à implantação da República a Igreja Matriz I (no local da atual Junta de Freguesia) foi queimada por republicanos, o que deu origem à construção de outra, a Igreja Matriz II.

Geografia;
A vila do Bombarral situa-se numa planície de aluvião bastante fértil orlada de outeiros pouco elevados, na margem esquerda do rio Real e a uma altitude de 50 metros. A base da economia do concelho é uma agricultura minifundiária, onde se destaca o vinho, a pera-rocha e os produtos hortícolas.

História de Bombarral;
Foi uma freguesia do concelho do Bombarral, com 18,35 km² de área e com cerca de 6000 habitantes. Densidade: 308,7 hab/km². O seu território era distribuído por doze lugares (Bombarral, Barreiras, Brejo, Cintrão, Casalinho, Casal do Guerra, Casal Vale, Casal da Silveira, Estorninho, Famões, Moita-Boa, Portela,) e tinha como freguesias limítrofes o Carvalhal, a Roliça e Pêro Moniz (concelho do Cadaval). Foi agregada em 2013 no âmbito de uma reforma administrativa nacional é a sede.

História de Vale Covo;
Foi freguesia do concelho do Bombarral, com 12 km² de área e cerca de 1 500 habitantes. Densidade: 103,4 hab/km². Situa-se na região Sudoeste do Concelho a que pertence. O seu território era distribuído por nove lugares (Vale Covo, Gamelas, Casal do Urmal, Casal das Pegas, Casal da Cotovia, casal de Oliveirinha, Casal da Salgueirinha, casal da Lagoa e Vale Pato) e tinha como freguesias limítrofes o Bombarral, a Roliça e a Moita dos Ferreiros (concelho da Lourinhã). Foi agregada em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional e é delegação.

União das Freguesias de Bombarral e Vale Covo;

A União das freguesias de Bombarral e Vale Covo é uma freguesia com 30.64 km² de área e cerca de 7 514 habitantes. Densidade: 230,9 hab/km².
Constituída pela reorganização administrativa do território das freguesias, Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro e pertence ao concelho de Bombarral, distrito de Leiria, fica relativamente perto da costa atlântica e da serra de Montejunto, é sede de concelho, fica a 60 Km da capital do distrito (Leiria), a 18 km das Caldas da Rainha a norte e a 60 Km da capital (Lisboa) e a 25 de Torres Vedras a sul.
Situa-se na latitude de 39º 16'05.91'' N e na longitude de 9º 09´29.20'' O e com elevação de 38 metros.
O seu clima é privilegiado: não tem Invernos rigorosos e os verões são amenos, possuindo um microclima propício ao cultivo de algumas espécies a agrícolas nomeadamente a Pera Rocha.
A temperatura média do mês mais quente em 20º/24º e a mais fria nos 11º/12º.
O solo é, como, aliás, o de quase toda a zona, calcários pardos ou vermelhos normais ou parabarros e/ou solos mediterrânicos pardos ou vermelhos de materiais não calcários.

Contactos

Morada: Rua Luís de Camões, 2 | 2540-113 BOMBARRAL
Telefone: 262 605 886 | Telem: 964 347 196

Horário de Atendimento

2ª a 6ª feira: 9h00 - 12h30 | 14h00 - 16h30

Subscrever Newsletter

2016 © NSprojects